domingo, 12 de agosto de 2012


Celibato ou Matrimônio?




Num retiro sobre afetividade-sexualidade, um jovem se aproximou e perguntou: “Padre, estouem dúvida. O que faço? O que escolho? Celibato ou casamento?”. Olhando-o e, percebendo sua ansiedade, disparei: nem uma coisa, nem outra. A ordem é experimentar exageradamente o amor de Deus, aprofundar amizades em Jesus, e perguntar-se: ”Senhor, que queres que eu faça?”.

Explico-me. Percebo entre a juventude uma tendência muito complicada. Para evitar a tentação de cair em pecado, muitos jovens correm apressadamente para o casamento. Tudo seria maravilhoso se não estivesse por trás uma falta muito grande de amadurecimento afetivo-sexual e, principalmente uma falta de discernimento quanto ao seu verdadeiro estado de vida.

Há também, no coração de nossos jovens, uma grande pressão do “espírito do tempo”. Mora neles, a mentalidade do mundo que privilegia um modelo de afetividade-sexualidade hedonista, pornográfica, panfletária. Pe. Léo lembrava que os jovens são formados no caixote de uma sexualidade estragada. Precisamos quebrar essa corrente.

Primeiro: experimentar exageradamente o amor de Deus. Um jovem necessita antes, tocar um Deus que o ama profundamente. Urge promover esse encontro. Nossos afetos precisam encontrar-se com esse amor infinito. Como a Samaritana de Jo 4, temos absoluta sede de “Agua Viva”. Como a Samaritana, não conhecemos o dom de Deus e quem é que pede de beber. Quando conhecemos o Amor de Deus, algo muda dentro de nós. Deus é amor (cf. 1 Jo 4,8). Amor que deságua no Cântico dos Cânticos, “mais forte do que a morte”. É este amor verdadeiro, que prepara nossa afetividade-sexualidade para transbordar amor maduro, consciente, ativo.

Segundo: aprofundar amizades em Jesus. Sem amizades verdadeiras não haverá bons maridos e boas esposas, nem mesmo bons religiosos e celibatários. É absolutamente necessário incentivar amizades verdadeiras. Amizades amadurecidas em Jesus proporcionam base afetiva para relacionamentos saudáveis. Quem encontrou um amigo realmente encontrou um tesouro (cf. Eclo 6,14).

Terceiro: Discernir: ”Senhor, que queres que eu faça?”. Investindo em relacionamentos saudáveis, tocados pela certeza de um Deus que o ama, e tem um projeto de felicidade para com ele, nosso jovem passa a perguntar-se pelo que Deus espera deles. Ninguém deve decidir nada, principalmente seu estado de vida, sem antes perguntar-se pela vontade de Deus. Urge uma atitude permanente de discernimento. Ouvir a Voz de Deus. Ler seus Sinais. Deus fala sempre.

Estes três pilares trabalham a afetividade-sexualidade do jovem, e, coloca as bases para discernir seu estado de vida. Celibato ou casamento? Não! A sua VOCAÇÃO. Em maturidade o jovem percebe na própria vida se será feliz no celibato, ou no matrimônio. Tudo para glória e alegria de Deus.

Rezo por você. Bom discernimento!

Fique na paz de Deus!

Pe. Vicente, Comunidade Bethania

Nenhum comentário:

Curta a página do Grupo Jovem Aliança no Facebook:

Siga o Blog também!

Tags

2012 A favor da vida A Luz tão Imensa que nos Cega a.C. ou d.C. Acampamento de Oração na Comunidade CN aconteceu Acreditar na juventude Adão Advento amigo Ano da fé Ano Novo Aos pés da cruz Ave Basta uma Palavra Batismo Bento XVI Carnaval2012 Castidade catecismo jovem Celebramos neste mês... Céu Chiara Ciencia e fé conexão Confirmação conversão Crisma Crisma 2012 Crismados cura e libertação DEUS Deus nos envia a anunciar dignoeocordeiro.tumblr Dom Orani Dos Sermões de São Lourenço de Brindisi Epfania do Senhor Epifania Espírito Santo Estou com Deus? EU TENHO UM CHAMADO Evangelizando na Internet exorcismo Família Frassati Geração Y Igreja JMJ JMJ-Rio2013 Jovem Aliança - JA Leitura de Hoje LogoJMJ Maio mês de Maria Missão Música No dia-a-dia... Nossa Missão é evangelizar Nossa Senhora O Imenso Amor do Pai o que um sacerdote representa para o homem Oitavas de Natal Oração Papa para impactar esta geração foi que eu nasci Paresia Pe Pio Pecado PHN Pregação/Homilia Quaresma que os santos sejam pessoas que todos sejam um Recomeço Recomeço é Conversão redes sociais Religião Retiros e Eventos Revolução Jesus Rio2013 Sacerdote sacramento SANTIDADE Santo Agostinho Santo do Dia Santo Efrém São Sebastião 2012 São Tomas de Aquino SÉCULO XXI Semana da Unidade dos cristãos Semana Santa Ser Católico Ser Jovem Ser Santo sem deixar de ser Jovem Superstição Testemunho Todos os santos Verdadeiro Sentido do Natal Video vocação WEBTVCN ao vivo Youcat