terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Preguiça - O que é?



Existe uma definição muito simples de preguiça, com a qual é fácil concordar :"a resistência ao esforço e ao sacrifício". Com efeito, o preguiçoso não tem um ideal de perfeição esforçada, mas de facilidade. Mais do que o bem, move-o a vantagem. Podendo seguir uma linha cômoda, não se esforçará por subir a encosta íngreme do aprimoramento, da perfeição.

O preguiçoso contentar-se-á com "despachar" as tarefas e responsabilidades, sem se importar em deixá-las acabadas. E, à força de se poupar egoisticamente ao esforço, chegará a tornar-se um virtuose na arte lamentável de contornar deveres, de "dar um jeito" - como se diz popularmente -  de outras tantas manhas da moleza.

Será que percebemos o vírus oculto, que anda emboscado por trás dessas atitudes e comportamentos? É, nem mais nem menos, a fuga do ideal - da perfeição -, a deserção do amor. E essa constatação é importante para penetrarmos no âmago da preguiça como pecado capital.

Há duas formas possíveis de situar-se perante a vida e as suas responsabilidades:

- pode-se encará-la como uma missão - grande, bela, árdua -, que Deus propõe a cada um de seus filhos, e pela qual vale a pena gastar as melhores energias;

- ou pode-se encará-la com a mentalidade do aproveitador. Para este, o que importa é passar bem, usufruir os prazeres da vida, fazer o imprescindível e não complicar-se. Assemelha-se a um mata-borrão que, quanto mais absorve - quanto mais a sua alma se embebe de egoísmo -, mas se estraga. É característica desses tais "o comodismo, a falta de vibração, que impelem a procurar o mais fácil, o mais agradável, o caminho aparentemente mais curto, mesmo à custa de concessões no caminho da fidelidade a Deus"1.

Com muito acerto escreveu um filósofo cristão dos nossos dias que "a preguiça significa, antes de mais nada, que o homem renuncia à altura da sua dignidade: não quer ser aquilo que Deus quer que seja"2. E, nesta dolorosa renúncia, se destrói.

Desistir dos ideais é desistir de sermos "nós mesmos". Porque cada um de nós só pode realizar-se de verdade na medida em que luta com ajustar-se àquilo que Deus lhe propõe com meta na vida. Ou porventura pensamos que Deus, Pai e Amor, Sabedoria infinita, nos lançou no mundo às cegas, sem ter em sua mente um plano para nós?

Furtar-se a este plano de Deus, que é a sua Vontade e o nosso Ideal, é a mais radical das frustrações. Na vida, o que nos desencanta não são as pequenas ambições insatisfeitas, - no plano do sucesso e do dinheiro, por exemplo -, mas os ideais abandonados ou atraiçoados. Deus ofereceu-nos uma oportunidade, e nós a recusamos. Quantas vezes Eu quis - dizia Cristo com lágrimas, contemplando Jerusalém - e tu não quiseste! (Mt 23, 37) 
**

1- Josemaria Escrivá. É Cristo que passa, Quadrante, São Paulo, 1975, pág. 6;
2- Josef Pieper, in: Leclercq-Pieper, De la vida serena, 3ª ed., Rialp, Madrid, 1965, pág. 75.

Francisco Faus. A Preguiça, Quadrante, 2ª ed., São Paulo, 1993, pp. 5-7.
Fonte:  http://www.anjosdeadoracao.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Curta a página do Grupo Jovem Aliança no Facebook:

Siga o Blog também!

Tags

2012 A favor da vida A Luz tão Imensa que nos Cega a.C. ou d.C. Acampamento de Oração na Comunidade CN aconteceu Acreditar na juventude Adão Advento amigo Ano da fé Ano Novo Aos pés da cruz Ave Basta uma Palavra Batismo Bento XVI Carnaval2012 Castidade catecismo jovem Celebramos neste mês... Céu Chiara Ciencia e fé conexão Confirmação conversão Crisma Crisma 2012 Crismados cura e libertação DEUS Deus nos envia a anunciar dignoeocordeiro.tumblr Dom Orani Dos Sermões de São Lourenço de Brindisi Epfania do Senhor Epifania Espírito Santo Estou com Deus? EU TENHO UM CHAMADO Evangelizando na Internet exorcismo Família Frassati Geração Y Igreja JMJ JMJ-Rio2013 Jovem Aliança - JA Leitura de Hoje LogoJMJ Maio mês de Maria Missão Música No dia-a-dia... Nossa Missão é evangelizar Nossa Senhora O Imenso Amor do Pai o que um sacerdote representa para o homem Oitavas de Natal Oração Papa para impactar esta geração foi que eu nasci Paresia Pe Pio Pecado PHN Pregação/Homilia Quaresma que os santos sejam pessoas que todos sejam um Recomeço Recomeço é Conversão redes sociais Religião Retiros e Eventos Revolução Jesus Rio2013 Sacerdote sacramento SANTIDADE Santo Agostinho Santo do Dia Santo Efrém São Sebastião 2012 São Tomas de Aquino SÉCULO XXI Semana da Unidade dos cristãos Semana Santa Ser Católico Ser Jovem Ser Santo sem deixar de ser Jovem Superstição Testemunho Todos os santos Verdadeiro Sentido do Natal Video vocação WEBTVCN ao vivo Youcat