sábado, 11 de maio de 2013


A catolicidade da Igreja

Dom Karl Josef Romer


Origem do conceito:

Já o Credo apostólico contém a expressão “Creio na Santa Igreja Católica”.
O conceito “católico” vem da língua grega (katà holón) e significa estendido sobre todas as partes (do mundo), isto é, sua universalidade.


Explicação do conceito:

  • Catolicidade significa unicidade da Igreja verdadeira, de sorte que todas as Igrejas locais, tendo a verdadeira fé e o afeto à unidade, formam a única Igreja de Jesus Cristo.
  • Significa, então, a universalidade da Igreja em sua extensão territorial
      - seja sob o ponto de vista de sua missão de evangelizar todos os povos e sua força de engendrar santos em todas as culturas (Mt 28,19: “Ide ao mundo todo, ensinai a todos”);
      - seja o fato da sua presença histórica, realmente penetrando em todas as realidades da história.
  • “Católico” significa dirigido a todas as pessoas, sem distinção de raça, de cultura, de nacionalidade ou de situação social.
  • A catolicidade significa que a doutrina desta Igreja contém todas as verdades de salvação pregadas por Jesus e presentes nas Sagradas Escrituras e todos os meios de salvação oferecidos: a fé, os sacramentos, comunidade de amor e esperança (Ef 4,5-6: “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos”).
  • A catolicidade da Igreja abrange toda a história, até o fim: “Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28,19).

Resumo:

A denominação “católico” foi sempre usada para indicar o dinamismo universal inerente à Igreja e sua difusão de fato, de modo crescente, em todas as partes, embora permanecendo sempre a mesma Igreja: única, indivisível, fundada por Jesus e aberta à aventura do encontro com sempre novas realidades humanas e históricas.

Mt 28,18-20: 18Jesus, aproximando-se deles, falou: “Toda autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue. 19Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo 20e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
At 2,6-7: 6Cada qual os ouvia falar em seu próprio idioma. 7Estupefatos e surpresos, diziam: Não são acaso galileus todos esses que estão falando? Como é, pois, que os ouvimos falar cada um de nós no próprio idioma em que nascemos?

Fonte: 
http://domromer.webnode.com.br


Nenhum comentário:

Curta a página do Grupo Jovem Aliança no Facebook:

Siga o Blog também!

Tags

2012 A favor da vida A Luz tão Imensa que nos Cega a.C. ou d.C. Acampamento de Oração na Comunidade CN aconteceu Acreditar na juventude Adão Advento amigo Ano da fé Ano Novo Aos pés da cruz Ave Basta uma Palavra Batismo Bento XVI Carnaval2012 Castidade catecismo jovem Celebramos neste mês... Céu Chiara Ciencia e fé conexão Confirmação conversão Crisma Crisma 2012 Crismados cura e libertação DEUS Deus nos envia a anunciar dignoeocordeiro.tumblr Dom Orani Dos Sermões de São Lourenço de Brindisi Epfania do Senhor Epifania Espírito Santo Estou com Deus? EU TENHO UM CHAMADO Evangelizando na Internet exorcismo Família Frassati Geração Y Igreja JMJ JMJ-Rio2013 Jovem Aliança - JA Leitura de Hoje LogoJMJ Maio mês de Maria Missão Música No dia-a-dia... Nossa Missão é evangelizar Nossa Senhora O Imenso Amor do Pai o que um sacerdote representa para o homem Oitavas de Natal Oração Papa para impactar esta geração foi que eu nasci Paresia Pe Pio Pecado PHN Pregação/Homilia Quaresma que os santos sejam pessoas que todos sejam um Recomeço Recomeço é Conversão redes sociais Religião Retiros e Eventos Revolução Jesus Rio2013 Sacerdote sacramento SANTIDADE Santo Agostinho Santo do Dia Santo Efrém São Sebastião 2012 São Tomas de Aquino SÉCULO XXI Semana da Unidade dos cristãos Semana Santa Ser Católico Ser Jovem Ser Santo sem deixar de ser Jovem Superstição Testemunho Todos os santos Verdadeiro Sentido do Natal Video vocação WEBTVCN ao vivo Youcat