segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Os community managers, sobre rodas com o Bus 2.0


Será a primeira Jornada completamente conectada às redes sociais

Madrid, 11 de Agosto de 2011.- Se há algo muito original nesta JMJ de Madrid é que é a primeira Jornada completamente conectada às redes sociais. Plenamente conscientes de que estes meios se converteram numa ferramenta de comunicação que chega a praticamente todos os cantos do planeta, uma grande equipa de profissionais geriu durante meses numerosas redes em mais de vinte idiomas para dar a conhecer este grande encontro em todo o mundo.

Com a celebração da Jornada mesmo ao virar da esquina, já se ultima tudo o necessário para que estes community managers possam continuar a desenvolver o seu trabalho e não percam nem um só detalhe do que acontecerá de 16 a 21 de Agosto na capital. Para consegui-lo, a equipa das redes sociais se moverá no Bus 2.0, um transporte que lhes permitirá estar permanentemente conectados a partir de qualquer ponto da cidade e, ao mesmo tempo, deslocar-se ao lugar das celebrações dos eventos.


Um trabalho mundial
A Jornada Mundial da Juventude de Madrid tem cerca de 350.000 seguidores em diversas redes sociais. As preferidas pelos internautas são o Facebook, gerida em mais de vinte idiomas, o Twitter, que com mais de uma dezena de línguas permite seguir o conteúdo em tempo real, e a espanhola Tuenti, que conta com quase 20.000 fãs. Também tem sete canais disponíveis no YouTube para partilhar vídeos e um perfil em Flickr para as fotografias.

Cerca de 80 voluntários dos cinco continentes trabalham a fundo para levar aos jovens toda a informação sobre este encontro de fé. Este é o caso de Pierre-Louis Reymond, que gere a página do Facebook em árabe e tem mais de 2.200 seguidores. A sua participação na JMJ de Paris animou-o a por a sua experiência à disposição da Jornada de Madrid, e se ofereceu como voluntário para assumir a responsabilidade Cerca de 80 voluntários dos cinco continentes trabalham a fundo para levar aos jovens toda a informação sobre este encontro de fé. Este é o caso de Pierre-Louis Reymond, que gere a página do Facebook em árabe e tem mais de 2.200 seguidores. A sua participação na JMJ de Paris animou-o a por a sua experiência à disposição da Jornada de Madrid, e se ofereceu como voluntário para assumir a responsabilidade de informar sobre ela a população árabe. “Parece-me uma boa maneira de ajudar a juventude e recordar a todos os jovens do mundo a presença da fé cristã no mundo árabe”.

O caso de Kristina Poviliunaite é parecido. De origem lituana, veio a Madrid em Janeiro para se lançar na emocionante aventura de converter-se em community manager lituana da JMJ. “Estou satisfeita porque, graças ao que faço, a gente do meu país pode conhecer tudo acerca da Jornada e, ao mesmo tempo, torno a Lituânia participante deste grande encontro internacional”.

Mas o trabalho mundial desempenhada durante todos estes meses pela equipa de redes foi muito mais além. ‘Madrid 11 en directo’, o live streaming sobre um tema da actualidade, foi seguido semanalmente por centenas de pessoas. Concursos como ‘30 dias, 30 perguntas’, ‘Diz-nos qual é a tua frase favorita’, ‘100% Natural’ e ‘Vamos a Madrid’ permitiram que quase 70 pessoas fossem premiadas com a possibilidade de cruzar a Porta de Alcalá com Bento XVI, participar na Vigília de Cuatro Vientos no palco ou conseguir entradas para o mesmo acto em lugares privilegiados. 

No próximo dia 19 de Agosto, às 14h, no Palácio dos Desportos de Madrid,  todas aquelas pessoas que participaram nos últimos meses nas diferentes redes sociais poderão encontrar-se num evento chamado iCat. O objectivo é que este seja um ponto de encontro de experiências pessoais e abra o debate sobre a sua participação nas redes.


Bento XVI e as tecnologias digitais
Durante a Jornada Mundial da Comunicação Social de 2010, Bento XVI disse: “As novas tecnologias digitais estão a provocar grandes transformações nos modelos de comunicação e nas relações humanas. Possuem um extraordinário potencial quando se usam para favorecer a compreensão e a solidariedade humana. São um verdadeiro dom para a humanidade e, por isso, devemos fazer com que as sus vantagens se ponham ao serviço de todos os seres humanos e de todas as comunidades, sobretudo dos mais necessitados e vulneráveis. Abriram também caminhos para o diálogo entre pessoas de diversos países, culturas e religiões.”

Nenhum comentário:

Curta a página do Grupo Jovem Aliança no Facebook:

Siga o Blog também!

Tags

2012 A favor da vida A Luz tão Imensa que nos Cega a.C. ou d.C. Acampamento de Oração na Comunidade CN aconteceu Acreditar na juventude Adão Advento amigo Ano da fé Ano Novo Aos pés da cruz Ave Basta uma Palavra Batismo Bento XVI Carnaval2012 Castidade catecismo jovem Celebramos neste mês... Céu Chiara Ciencia e fé conexão Confirmação conversão Crisma Crisma 2012 Crismados cura e libertação DEUS Deus nos envia a anunciar dignoeocordeiro.tumblr Dom Orani Dos Sermões de São Lourenço de Brindisi Epfania do Senhor Epifania Espírito Santo Estou com Deus? EU TENHO UM CHAMADO Evangelizando na Internet exorcismo Família Frassati Geração Y Igreja JMJ JMJ-Rio2013 Jovem Aliança - JA Leitura de Hoje LogoJMJ Maio mês de Maria Missão Música No dia-a-dia... Nossa Missão é evangelizar Nossa Senhora O Imenso Amor do Pai o que um sacerdote representa para o homem Oitavas de Natal Oração Papa para impactar esta geração foi que eu nasci Paresia Pe Pio Pecado PHN Pregação/Homilia Quaresma que os santos sejam pessoas que todos sejam um Recomeço Recomeço é Conversão redes sociais Religião Retiros e Eventos Revolução Jesus Rio2013 Sacerdote sacramento SANTIDADE Santo Agostinho Santo do Dia Santo Efrém São Sebastião 2012 São Tomas de Aquino SÉCULO XXI Semana da Unidade dos cristãos Semana Santa Ser Católico Ser Jovem Ser Santo sem deixar de ser Jovem Superstição Testemunho Todos os santos Verdadeiro Sentido do Natal Video vocação WEBTVCN ao vivo Youcat