sábado, 21 de julho de 2012


Deus revela o Seu Amor pelos homens
A maravilhosa obra da Criação não é só reflexo da beleza e da grandeza de Deus, que sabemos serem infinitas, mas também expressa o Amor que Ele dedica a cada ser humano. Tudo se encontra a serviço dos homens, que foram criados à imagem e semelhança do mesmo Deus e que os estabeleceu como reis de toda a Criação. Esta obra maravilhosa é assim reflexo do amor eterno de um Pai, que verdadeiramente ama com ternura a todos e cada um dos Seus filhos.

Desse Amor eterno que Ele nos tem, nos fala ainda mais eloquente e abundantemente a obra extraordinária da Redenção. O Verbo eterno, por nosso amor, fez-se homem para poder derramar todo o Seu Sangue em expiação dos nossos pecados. Quis ainda ficar conosco na Santíssima Eucaristia, até ao fim dos séculos.

Não há lugar para dúvidas: Ele ama-nos, e deseja verdadeiramente a nossa felicidade.

Apesar dos nossos desejos humanos de felicidade coincidirem com os deste Pai, tão bondoso, a experiência diz-nos que muitos seres humanos se encontram em situações de tristeza. A fome, ódio, guerras, doenças, solidão, inimizades, lágrimas são realidades amargas suportadas por tantos e tantos homens.

Como explicar e compreender tanto fracasso e contradição?

Todas as dificuldades, por maiores que sejam, facilmente vencidas, quando, cada um puder afirmar com verdade «O Senhor é meu Pastor». Para que esta afirmação corresponda a essa tão consoladora realidade, é necessário que cada um, livre e voluntariamente, aceite pertencer a esse «rebanho» de que Jesus é Pastor. Este rebanho caracteriza-se pela vivência em paz, pela alegria, e o verdadeiro amor. Sim, trata-se de um reino de amor. O Amor não se força, vive-se. Só Lhe pertence quem verdadeiramente ama e só ama quem quer amar.

Cada um de nós deverá ser porta-voz deste Pastor divino, que a todos quer bem, a todos quer salvar. Só o será na medida em que existir verdadeiro amor. Agir de forma contrária dispersa e contribui para a perdição das ovelhas. Para tais comportamentos, a primeira Leitura da Missa de hoje registra duras palavras e faz severas advertências.
Quantos jovens e não só, estão desorientados nos caminhos da vida por não terem encontrado quem lhes indique onde poderão usufruir a felicidade que tanto desejam!

S. Paulo, na Epístola aos Efésios, salienta o fato do Povo de Israel sentir orgulho de ser um Povo eleito por Deus. Como tal mantinha-se isolado dos outros povos. Jesus veio abater todas as barreiras que os separava para os reunir num único povo. Israelitas e pagãos passaram a ser chamados a viver unidos pelo verdadeiro amor (2ª Leitura). Aos cristãos compete hoje testemunhar esta amorosa unidade. Só assim os cristãos, serão merecedores deste nome e, como tais, porta-vozes do verdadeiro bom Pastor e consequentemente, construtores da felicidade que todos os homens tanto desejam.

Após o trabalho apostólico efetuado pelos Apóstolos, Jesus convidou-os a descansar com Ele. Tal convite é mais uma manifestação do amor, atenção e carinho que Ele tem para com os Seus Apóstolos. Igual preocupação revela para conosco.

«Vinde comigo descansar» é convite amoroso que também nos dirige. E esse descanso com Ele concretiza-se na oração. Orar é verdadeiramente falar com Deus. Sem estes encontros e diálogos divinos, corre-se o risco de gastar energias em vão. «Sem Mim, nada podeis fazer» nos previne o Senhor. Ele e só Ele pode tocar os corações dos homens. Não passamos de meros instrumentos de evangelização. Como pois é importante ter estes momentos de descanso com o Senhor!

Os pais e educadores só poderão desempenhar a sua missão de «bons pastores» se primeiro falarem, através da oração, de seus educandos ao Senhor, que a todos ama e quer salvar.

Podemos afirmar que a desorientação que se verifica na hora atual é provocada pela falta de educadores, que o saibam ser. A verdadeira «crise do mundo é crise de santos», com a consequente falta de felicidade. Tal como nos afirma o Papa Bento XVI que «não teremos justiça se não tivermos justos». O mundo precisa de homens justos.
O tempo de oração não é tempo perdido, mas sim o mais bem aproveitado. Ele torna rendoso e válido todo o trabalho do dia a dia, da vida de cada um. Importa, pois prestar muita atenção à oração individual e comunitária, e nesta à familiar e à participação na Eucarística dominical.

O Domingo, dia do Senhor, é por excelência ocasião de encontro amoroso e de descanso com Ele. Em cada Domingo se devem retemperar as forças para o bom desempenho da missão que o Senhor confiou a cada um, em cada semana. De quanto se privam aqueles que não participam na Eucaristia dominical!
Por Dom Antonio Carlos Rossi Keller  -   Bispo de Frederico Westphalen (RS)
Fonte:  Rainha Maria

Nenhum comentário:

Curta a página do Grupo Jovem Aliança no Facebook:

Siga o Blog também!

Tags

2012 A favor da vida A Luz tão Imensa que nos Cega a.C. ou d.C. Acampamento de Oração na Comunidade CN aconteceu Acreditar na juventude Adão Advento amigo Ano da fé Ano Novo Aos pés da cruz Ave Basta uma Palavra Batismo Bento XVI Carnaval2012 Castidade catecismo jovem Celebramos neste mês... Céu Chiara Ciencia e fé conexão Confirmação conversão Crisma Crisma 2012 Crismados cura e libertação DEUS Deus nos envia a anunciar dignoeocordeiro.tumblr Dom Orani Dos Sermões de São Lourenço de Brindisi Epfania do Senhor Epifania Espírito Santo Estou com Deus? EU TENHO UM CHAMADO Evangelizando na Internet exorcismo Família Frassati Geração Y Igreja JMJ JMJ-Rio2013 Jovem Aliança - JA Leitura de Hoje LogoJMJ Maio mês de Maria Missão Música No dia-a-dia... Nossa Missão é evangelizar Nossa Senhora O Imenso Amor do Pai o que um sacerdote representa para o homem Oitavas de Natal Oração Papa para impactar esta geração foi que eu nasci Paresia Pe Pio Pecado PHN Pregação/Homilia Quaresma que os santos sejam pessoas que todos sejam um Recomeço Recomeço é Conversão redes sociais Religião Retiros e Eventos Revolução Jesus Rio2013 Sacerdote sacramento SANTIDADE Santo Agostinho Santo do Dia Santo Efrém São Sebastião 2012 São Tomas de Aquino SÉCULO XXI Semana da Unidade dos cristãos Semana Santa Ser Católico Ser Jovem Ser Santo sem deixar de ser Jovem Superstição Testemunho Todos os santos Verdadeiro Sentido do Natal Video vocação WEBTVCN ao vivo Youcat