![]() |
Relíquia da Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo. Foto de Olívia Ferreira. |
Passamos grande parte de nossa vida, se não toda ela, nos preparando para uma profissão, estudamos, fazemos pós-graduação e buscamos ser realizados na profissão em que escolhemos. Nada disso é errado, muito pelo contrário, é dever nosso buscar a realização na profissão e um futuro melhor. Mas precisamos olhar além e ver que a vida não acaba quando completamos noventa ou cem anos! Precisamos viver nesta terra em busca do que é eterno. A verdadeira realização do ser humano é a santidade!
Mais uma vez citando o livro que o Papa fez para nós, gostaria de escrever um trecho que fala sobre ser santo e quebrar, de uma vez por todas, esta ideia ERRADA sobre santidade: "Devemos ser todos santos?
Sim. O sentido de nossa vida está em unirmo-nos a Deus em amor, em corresponder aos sonhos de Deus. Devemos permitir a Deus 'Viver uma vida em nós' (Madre Teresa de Calcutá). Isto significa ser "santo".
Qualquer pessoa pergunta: Quem sou eu e para que estou aqui, como me realizo? A fé responde: Só na santidade o ser humano se torna aquilo para que Deus o criou. Só na santidade o ser humano chega à verdadeira harmonia consigo mesmo e com o Criador. A santidade não é, todavia, uma perfeição de "fabrico caseiro"; ela atinge-se por união com o Amor encarnado, que é Cristo. Quem, deste modo, atinge uma vida nova, torna-se e descobre-se santo."
Ser santo não é fugir da realidade, não é estar alienado, não é ser melhor do que ninguém, nem pior. Ser santo é estar situado no sentido da vida, é estar onde Deus nos colocou, com amor e viver a cada instante como único! É ser obediente, acolhendo a Palavra de Deus que nos diz: "Sede santos como o vosso Pai que está no Céu"
Os santos são pessoas como eu e você, de carne e osso, mas que escolheram ser realizados, que caíram mas recomeçaram, passaram pela cruz, seguiram o Mestre, não são maiores que o Mestre, mas junto com Ele são glorificados!
Na Bíblia, em IICr 15,9 há este versículo: "Pois os olhos do Senhor percorrem toda a terra para sustentar aqueles cujo coração é totalmente dele" Este versículo fala de mim e de você, crismado. Somos de Deus, e a promessa que Ele nos faz é nos dar o sustento! Um dia, Ele procurou cuidadosamente por toda a terra algum coração capaz de acolher seus propósitos, ser fiel e realizado. E encontrou você! Estes são os santos. Somos de carne e osso como tantos outros como Terezinha, Rita, Jorge, Elena Guerra, Clara, João Paulo II, Gianna e ... você.
Estamos no ano da fé, e o convite que a Igreja nos faz é ter uma fé madura. Que neste ano da fé, tomemos a decisão de perseguir a santidade como nossa meta de vida." A santidade não é um luxo de umas poucas pessoas, mas um simples dever para ti e para mim."
Beata Madre Teresa
Youcat pág 190, número 342. Evangelho de Mateus cap.5 vers.48.
Curta nossa página do Facebook clicando aqui