" Voltai para mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto. Rasgais vossos corações e vossas vestes; voltai ao Senhor, vosso Deus, porque ele é bom e compassivo longânime e indulgente pronto para arrepender-se do castigo que inflige." Com essa passagem de Joel entramos no tempo da Quaresma.
A partir do dia em que encontramos o Senhor e nos arrependemos começa a nossa conversão, mas ela não pára por aí, ela deve acontecer todos os dias, precisamos conhecer a nós mesmos, nossas fraquezas, nossas virtudes e a partir daí começa a incansável luta pela conversão. E essa luta está em abandonar todo o pecado e cada dia ser restaurado e voltarmos a ser o que Deus nos criou: sua imagem e sua semelhança. Fomos criados para o amor e para amar, mas o pecado deturpa tudo, as coisas boas da vida, fazendo com que estas coisas apreciadas de forma errada, na quantidade errada ou na hora errada nos levem à perdição.
Este é o tempo em que a Igreja nos oferece para que voltemos a Deus, é tempo de recomeçar, de conversão. Que este tempo seja bem vivido em nossas vidas, é um tempo para parar e pensar : O que eu fiz com a vela do meu Batismo? O que fiz com o meu compromisso de ser cristão? Será que me esqueci do que realmente sou? O Batismo me faz filho de Deus!!! Será que me comportei como filho de Deus lutando contra o pecado até o fim??
Em que eu preciso melhorar? Preciso perdoar mais, preciso dar mais atenção às pessoas que estão perto de mim, preciso amar mais, preciso pensar mais antes de falar, preciso morrer mais para mim... Tive inveja, ciúmes, raiva..... Aonde posso ser mais santo(a)? Em minhas palavras? Em meus pensamentos? Em minhas amizades? Em minhas diversões e prazeres? Este é um caminho para jejum, penitencia e oração. Este é um tempo para pensar em que andamos fazendo, e se lembrar que Deus é bom, e age com misericórdia conosco.
Que Deus te dê a Graça de se arrepender dos pecados que cometeu. Que este seja um tempo para crescer em Deus, para conhecê-Lo mais ... Que a sua Confissão nesta Quaresma seja uma Confissão de conversão, uma Confissão de Recomeço.
Hoje, Quarta-Feira de Cinzas é dia de ir à Missa. Saiba dos horários da Missa em sua paróquia e participe das celebrações desta Quaresma.
Um boa e santa quaresma!
Irmãos e irmãs, abracemos confiadamente o itinerário quaresmal, animados por uma mais intensa oração, penitência e atenção aos necessitados." Beato João Paulo II, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário