segunda-feira, 6 de junho de 2011

Decididos a não se dobrar

O rei Nabucodonosor fez uma enorme estátua de ouro, e ergueu-a na Babilônia. Depois convidou os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juristas, os juízes e todas as autoridades das províncias, a comparecerem à inauguração do colosso.

Estando todos diante daquela estátua, permaneciam de pé. Então, foi feito por um arauto a seguinte proclamação:

- “ Povos, nações ( gentes de todas as linguas), eis o que se traz a vosso conhecimento: no momento em que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da citara, da lira, da harpa, da cornamusa, e de todas as espécies de instrumentos de música, vós vos prostareis em adoração diante da estátua ereta pelo rei. Quem não se prostrar para adorá-lo será precipitado sem demora da fornalha ardente!”

Assim, logo que as pessoas ouviram o som da trombeta, da flauta, da cítara, da lira, da cornamusa e de toda espécie de instrumentos de música, prosternaram-se todos os povos, nações e gentes de todas as línguas, em adoração diante da estátua de ouro.

Nesse mesmo momento, alguns caldeus se aproximaram para caluniar os judeus.

Dirigiram-se ao rei Nabucodonosor :  - Senhor, longa vida ao rei!
Tu mesmo, ó rei proclamaste por o som de toda espécie de instrumentos de música teria de prostrar-se em adoração diante da estátua de ouro, e quem se recusasse seria precipitado na fornalha ardente.

Pois bem, há aí alguns judeus, a quem confiaste a administração da província da Babilonia, Sidrac, Misac e Abdênago, os quais não tomaram conhecimento do teu edito, ó rei: não renderam culto algum a teus deuses e não adoram a estátua que erigiste.

Nabucodonosor, dominado por uma cólera violenta, ordenou o comparecimento de Sidrac, Misac e Abdênago, à sua presença.

Nabucodonosor disse-lhes:
-  É verdade, que recusais o culto a meus deuses e a adoração à estátua de ouroi? Pois bem, estais prontos, no momento em que ouvirdes o som de toda espécie de instrumentos de música, a vos prostrardes em adoração diante da estátua que eu fiz?... Se não o fizerdes, sereis precipitados de relance na fornalha ardente; e qual é o deus que poderia livra-vos de minha mão?

Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor:
- De nada vale responder-te a este respeito. Se assim deve ser, o Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha ardente e mesmo que não o fizesse, saibas ó rei, que nós não renderemos culto algum a teus deuses e que nós não adoramos a estátua de ouro que erigiste.

Então, a fúria de Nabucodonosor desencadeou-se contra Sidrac, Misac e Abdênago; os traços de seu rosto alteraram-se e ele elevou a voz para ordenar que se aquecesse a fornalha sete vezes mais que de costume. Depois deu ordem aos soldados mais vigorosos de suas tropas para amarrá-los, e jogá-los na fornalha ardente.
Imediatamente foram amarrados com suas túnicas, vestes, mantos e suas outras roupas, e jogados na fornalha ardente. A fornalha estava tão aquecida que os soldados que os agarraram, ao jogá-los na fornalha foram devorados pelas enormes chamas...

Ora, Sidrac, Misac e Abdênago passeavam dentro das chamas, louvando a Deus e bendizendo o Senhor. [...]

[...] Enquanto isso, os homens do rei, que os haviam lá jogado, não cessavam de alimentar a fornalha com nafta, estopa, resina e lenha seca. Então as chamas, subindo quarenta e nove covados acima da fornalha, ultrapassavam a grade e queimaram os caldeus que se achavam perto. Mas o anjo do Senhor havia descido com Azarias e seus companheiros à fornalha e afastava o fogo . Fez do centro da fogueira como um lugar onde soprasse uma brisa matinal: o fogo nem mesmo os tocava, nem mesmo lhes fazia mal algum, nem lhes causava a menor dor.

Então, os tres jovens elevaram suas vozes em um unico som para louvar, glorificar e bendizer a Deus dentro da fornalha  [...]

Nabucodonosor admirado, levantou-se precipitadamente, dizendo a seus conselheiros:
- Não foram tres jovens amarrados que precipitamos ao fogo?
Responderem eles:
- Certamente, majestade.
Replicou o rei:
-Eu vejo quatro homens soltos, que passeiam impunemente no meio do fogo; o quarto tem a aparencia do filho dos deuses.

Dito isso, Nabucodonosor, aproximando-se da porta da fornalha exclamou:
- Sidrac, Misac e Abdênago, servos do Deus Altíssimo, saí, vinde!
Então Sidrac, Misac e Abdênago sairam do meio do fogo.

Os sátrapas, os prefeitos, os governadores e os conselheiros do rei, em grupos à volta, verificaram que o fogo não tinha tocado o corpo desses homens, que nenhum cabelo de suas cabeças tinha sido queimado, que suas vestes não tinham sido estragadas  e que eles não traziam nem indício do odor de fogo !

Nabucodonosor tomou a palavra e disse:  -Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago! Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais depositaram nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei preferiram expor suas vidas e se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu.

Em consequencia, dou ordem, que todo homem, pertencente a qualquer povo, nação ou língua, que ousar falar mal, seja o que for, contra o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago, seja despedaçado e sua casa reduzida a um montão de imundícies; porque não há outro deus capaz de realizar uma libertação assim!”

E o rei fez prosperar Sidrac, Misac e Abdênago na provincia da Babilonia.”
( trecho retirado do livro de Daniel capitulo 3 _ pag 1190 _Biblia Sagrada; edição Ave Maria)



 Os tres jovens eram decididos do que queriam.

O rei tinha feito uma estátua de ouro e ordenou que ao som da música todos se dobrassem em adoração aos seus deuses. E assim foi feito...

Ao som da música todos adoraram à estátua de ouro. Mas algo chamou a atenção de alguns caldeus que trabalhavam para o rei : Os três amigos não adoraram a estátua.

Hoje, o mundo quer que nós nos prostremos também. Não diante de uma estátua, nos prostramos quando temos a mentalidade que o mundo nos apresenta, quando pecamos sem ter nenhum peso na consciência, quando vivemos como se fossemos pessoas que ainda não conheceram Jesus, fazendo como todo mundo faz, por que todo mundo faz... E quando nos deixamos levar pelas ideias do mundo, vivendo apenas pelos prazeres, buscando a felicidade onde ela não está, o que acontece com a gente é ficar prostrado.

O pecado não nos arrasa só espiritualmente, mas também fisicamente. Uma pessoa que vive pelo prazer de um momento, que peca sem nenhum peso na consciência tem a tristeza estampada no seu rosto, mesmo se ela estiver sorrindo...

Não podemos pecar porque achamos que todo mundo faz assim, precisamos ser como Sidrac, Misac e Abdnego, decididos a ter o coração todo de Deus. Ter a coragem de ser diferente mesmo que por um momento corramos o risco de ir para a fornalha.

Eles tiveram a coragem de não se dobrar, junto com todo mundo, diante daquela imagem. Eles poderiam ter se dobrado, mesmo sabendo em seu coração que aquilo não valia de nada, mas eles sabiam que honrando Deus naquele momento, Deus os honraria.

Eles eram jovens decididos a não se dobrar à voz do mundo.

Mas àquele gesto deles o rei ficou muito furioso e deu ordem aos seus soldados mais vigorosos que os amarrassem com suas roupas e os precipitacem em uma fornalha ardente.

Os soldados que superaqueceram a fornalha morreram queimados pelas chamas  e os tres jovens passeavam na fornalha dentro das chamas cantando e louvando a Deus.

O rei admirado vendo o que estava acontecendo disse “eu vejo quatro homens soltos que passeiam impunemente no meio do fogo; o quarto tem a aparencia de um filho dos deuses.”

A recompensa para o que não se dobra à voz do mundo é passear na fornalha com o quarto homem.

O quarto homem era Jesus, hoje, assim acontace também conosco, sempre que estivermos em uma situação em que precisamos fazer uma escolha e não fazemos como todo mundo faz.

Precisamos ser decididos como os tres jovens da fornalha e escolher estarmos com Jesus. Podemos entrar na fornalha, mas os que nos virem vão poder dizer: “ Eu vejo com eles O QUARTO HOMEM”.

Deus honrou os tres amigos, pois eles confiaram em Deus acima de tudo, e mais ainda, na frente de todo mundo.

Ninguém nunca viu um justo ser esquecido por Deus. E depois, eles serviram de referencia para os que não serviam a Deus. Assim também, depois que nós passamos por uma situação em que a pena é irmos para a fornalha, continuamos firmes e não nos dobramos por causa do medo ou da pressão dos amigos, Deus nos honra nos fazendo referencia de Deus para essas pessoas.

Que você tenha a coragem e esteja decidido, ao soar a música, a não se dobrar. Deus quer fazer de você referencia de Deus para seus amigos, vizinhos, colegas, família e todos que estiverem a sua volta, como ele fez com os tres amigos, como o própio Jesus era referencia de Deus para os que estavam perto de si. Que o Espírito Santo te faça um jovem decidido a não se dobrar.

“Senhor, queremos ser decididos como os jovens da fornalha, dá-nos a ousadia do teu Espirito para sermos fortes e dizer-mos a cada dia o nosso NÃO ao pecado, nós decidimos por ti e queremos perseverar nesta decisão, mesmo que a gente caia, o Senhor permanece fiel, pedimos que o Espírito Santo nos ajude a sermos fiéis a ti em todos os momentos.

Queremos caminhar com O Quarto Homem, sem medo de entrar na fornalha por causa da decisão de não se dobrar à voz do mundo, que todos que nos virem possam dizer EU VEJO COM ELES O QUARTO HOMEM!!! “

(Colisão)
Preciso ser o oposto do que o mundo é
Bater de frente com os meus desejos
Resistir o pecado até o fim
E numa hora ele fugirá de mim
Preciso preservar os bons costumes
Evitar as más conversassões
Me policiar quando os meus impulsos
Ultrapassam os limites da emoção

Preciso guardar meu corpo
Lembrar que ele é o Templo Santo do Pai
Preciso ter atitude,
Largar o meu assento e andar com Deus

Na Palavra vou fortalecer a fé
Colidir com o mundo e ficar de pé
Mais que conhecer, preciso viver a Verdade revelada

Na Palavra vou crucificar me eu
Lembrar que numa cruz alguém por mim morreu
Hoje é minha vez,
Agora sou eu,
De morrer pro mundo e viver pra Deus

(Letra da música Colisão_ Aline Brasil)

Nenhum comentário:

Curta a página do Grupo Jovem Aliança no Facebook:

Siga o Blog também!

Tags

2012 A favor da vida A Luz tão Imensa que nos Cega a.C. ou d.C. Acampamento de Oração na Comunidade CN aconteceu Acreditar na juventude Adão Advento amigo Ano da fé Ano Novo Aos pés da cruz Ave Basta uma Palavra Batismo Bento XVI Carnaval2012 Castidade catecismo jovem Celebramos neste mês... Céu Chiara Ciencia e fé conexão Confirmação conversão Crisma Crisma 2012 Crismados cura e libertação DEUS Deus nos envia a anunciar dignoeocordeiro.tumblr Dom Orani Dos Sermões de São Lourenço de Brindisi Epfania do Senhor Epifania Espírito Santo Estou com Deus? EU TENHO UM CHAMADO Evangelizando na Internet exorcismo Família Frassati Geração Y Igreja JMJ JMJ-Rio2013 Jovem Aliança - JA Leitura de Hoje LogoJMJ Maio mês de Maria Missão Música No dia-a-dia... Nossa Missão é evangelizar Nossa Senhora O Imenso Amor do Pai o que um sacerdote representa para o homem Oitavas de Natal Oração Papa para impactar esta geração foi que eu nasci Paresia Pe Pio Pecado PHN Pregação/Homilia Quaresma que os santos sejam pessoas que todos sejam um Recomeço Recomeço é Conversão redes sociais Religião Retiros e Eventos Revolução Jesus Rio2013 Sacerdote sacramento SANTIDADE Santo Agostinho Santo do Dia Santo Efrém São Sebastião 2012 São Tomas de Aquino SÉCULO XXI Semana da Unidade dos cristãos Semana Santa Ser Católico Ser Jovem Ser Santo sem deixar de ser Jovem Superstição Testemunho Todos os santos Verdadeiro Sentido do Natal Video vocação WEBTVCN ao vivo Youcat