sábado, 22 de outubro de 2011

Afastai-vos das humanas paixões... 2 Pd 2,11

“Em si mesmas, as paixões não são boas nem más” (CIC 1767). Tais disposições naturais se originam no coração e se tornam ponte que liga a vida sensível com a vida do espírito.

As paixões podem ser para o bem ou para o mal. Quando a paixão está sob a guia da vontade humana e é devidamente orientada para o bem de si mesmo e do outro, então é uma paixão boa.

Diz o Catecismo ainda que “a paixão mais fundamental é o amor provocado pela atração do bem. O amor causa o desejo do bem ausente e a esperança de consegui-lo. Este movimento se completa no prazer e na alegria do bem possuido. (…) As paixões são más se o amor é mau, boas se o amor é bom” (cf. CIC, 1763-1766).

“Afastai-vos das humanas paixões que fazem guerra contra vós mesmos” (2 Pe 2,11).

Não precisamos de uma profunda reflexão para compreendermos esta recomendação das Sagradas Escrituras, pois temos consciência e experiência da força avassaladora quando nossas paixões não estão guiadas e ordenadas para o bem.

Quando nossas paixões estão desregradas, fora do alvo e do objeto que corresponde ao que Deus deseja para nós, seja pela razão ilumidada pela fé ou pela lei natural que nos inclina para o bom, bem sabemos que ficamos enfraquecidos na vontade, vulneráveis às ciladas do mal e assim comprometemos o melhor de nossas energias psíquicas e afetivas.

As paixões podem nos cegar o coração e obscurecer a luz da razão, levando-nos dos hábitos ao vício da gula, do consumo, do sexo, do fazer e até mesmo do lazer.

Quando as boas energias das paixões se desajustam dentro de nós, podemos facilmente experimentar o vazio, a raiva, os ciúmes, as crises de baixa estima e até o desejo de violência, fazendo das nossas faculdades e sentidos um instrumento para se buscar comprensações. Lembramos aqui de Santa Teresa de Ávila nos seus longos anos de vida mesquinha e entregue às suas paixões, mesmo dentro da vida religiosa. A imaginação, dizia a santa carmelita, torna-se então a louca da casa.

A ordem das nossas paixões não depende simplesmente de nossas forças humanas. É indispensável o exercício do crescer nas virtudes, mas, sobretudo, do se deixar conduzir pelo próprio Espírito Santo que realiza sua obra mobilizando o ser inteiro, inclusive as dores, os medos e as tristezas (CIC, 1769).

O desejo mais sensível do homem é pela felicidade, e esse desejo se origina na aspiração que tem o homem por Deus: “Meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo” (Sl 84,3). “É a tua face, Senhor, que eu procuro!” (Sl 27,8).

A melhor maneira de vivermos o equilíbrio e de colaborar com que nossas melhores energias não sejam “a louca da casa” é mesmo nos deixando guiar pela razão e pela fé.

Antonio Marcos
Com. Shalom

Nenhum comentário:

Curta a página do Grupo Jovem Aliança no Facebook:

Siga o Blog também!

Tags

2012 A favor da vida A Luz tão Imensa que nos Cega a.C. ou d.C. Acampamento de Oração na Comunidade CN aconteceu Acreditar na juventude Adão Advento amigo Ano da fé Ano Novo Aos pés da cruz Ave Basta uma Palavra Batismo Bento XVI Carnaval2012 Castidade catecismo jovem Celebramos neste mês... Céu Chiara Ciencia e fé conexão Confirmação conversão Crisma Crisma 2012 Crismados cura e libertação DEUS Deus nos envia a anunciar dignoeocordeiro.tumblr Dom Orani Dos Sermões de São Lourenço de Brindisi Epfania do Senhor Epifania Espírito Santo Estou com Deus? EU TENHO UM CHAMADO Evangelizando na Internet exorcismo Família Frassati Geração Y Igreja JMJ JMJ-Rio2013 Jovem Aliança - JA Leitura de Hoje LogoJMJ Maio mês de Maria Missão Música No dia-a-dia... Nossa Missão é evangelizar Nossa Senhora O Imenso Amor do Pai o que um sacerdote representa para o homem Oitavas de Natal Oração Papa para impactar esta geração foi que eu nasci Paresia Pe Pio Pecado PHN Pregação/Homilia Quaresma que os santos sejam pessoas que todos sejam um Recomeço Recomeço é Conversão redes sociais Religião Retiros e Eventos Revolução Jesus Rio2013 Sacerdote sacramento SANTIDADE Santo Agostinho Santo do Dia Santo Efrém São Sebastião 2012 São Tomas de Aquino SÉCULO XXI Semana da Unidade dos cristãos Semana Santa Ser Católico Ser Jovem Ser Santo sem deixar de ser Jovem Superstição Testemunho Todos os santos Verdadeiro Sentido do Natal Video vocação WEBTVCN ao vivo Youcat