terça-feira, 1 de novembro de 2011

Operários da última hora


No mês de novembro, todos os anos a Igreja se volta para o nosso dever missionário.

Quando se falava de missão, muitas vezes pensávamos em uma Freira ou um Padre que cuidam de crianças de algum lugar de grande pobreza... Mas, quem é chamado à missão?

"Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura." (Mt16,15) Com este mandato o Senhor transmite e confia à Igreja Sua Missão. A missão faz parte da identidade cristã. É o propio Espírito Santo que nos impulsiona a sermos testemunhas de Jesus e de suas maravilhas (cf.:At1,8) Somos chamados a ser outro Cristo onde estivermos! "O Espírito Santo está sobre mim, porque me conferiu a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres. Enviou-me para proclamr aos cativos a libertação e aos cegos a recuperação da vista, para despedir os oprimidos em liberdade, para proclamar um ano de acolhimento da parte do Senhor." (Lc4,18-19 | Is61,1-2) Esta é a missão de Jesus que Ele mesmo confiou à Sua Igreja. Sua Igreja somos nós! A Igreja sou eu, a Igreja é você! Se com Jeremias podemos dizer "Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir." é hora de partir para a missão de anunciar a Palavra de Deus!

Ser missionário é para quem se rendeu ao Amor de Deus que a cada dia nos convida à um relacionamento de amizade com ele.

Seu amor nos surpreende, seu amor nos constrange, seu amor nos santifica.

Se já fizemos uma experiencia pessoal e profunda com esse Amor, somos chamados a conhecer cada vez mais o caráter de Deus, a buscar Sua Face através da leitura da Palavra, da oração incessante, da adoração. A palavra 'conhecer' na Bíblia quer dizer conviver, fazer parte, estar em comunhão. Somos chamados a ser íntimos de Deus. Que o Espírito Santo imprima em nós a Face de Jesus Cristo. 

Senhor, quero ser esta pessoa que se deixou encontar pela sua Palavra, quero ser transfigurado(a) por ti . Dá-me a Tua Face, que meus amigos, parentes e conhecidos possam ser transformados pelo Seu Amor. Sei que sou chamado(a) a evangelizar, derrama Teu Espírito sobre mim, faz-me um evangelizador quero te conhecer, sou teu(a), servo(a), eis-me aqui, envia-me!

Deus quer que todos cheguem à salvação, e para isso ele conta conosco para evangelizar : "se falharmos ele não tem outro plano". Ainda existem muitas pessoas que estão morrendo porque não têm onde por sua esperança, sofrendo com um grande vazio dentro de si buscando preencher com coisas que só fazem aumentar este vazio, pessoas que vivem uma tristeza profunda por não conhecerem a grande alegria e liberdade que há em viver a santidade.

Jesus compara o Reino dos Céus a um pai de família que saiu bem cedo para contratar operários para sua vinha (cf.: Mt20 1-16) saiu ainda à terceira hora, à sexta hora, novamente à nona hora para contratar funcionários para sua vinha. Finalmente, à undécima hora o pai de família saiu novamente e ainda encontrou outros na praça e perguntou-lhes: Por que estais o dia inteiro sem fazer nada? Eles responderam: é porque ninguém nos contratou. Disse-lhes: Ide também vós para minha vinha.

Os antigos contavam as horas do dia a partir das seis horas da manhã. À undécima hora faltava só uma hora para anoitecer. Era preciso colher as uvas para que elas não estragassem. As uvas já estavam maduras, era hora de colher as uvas, se não elas se perderiam.

Somos como os operários da undécima hora. Deus nos chama a sermos evangelizadores.

Seja missionário na missão que Deus te deu! Seu lugar de missão é na sua casa? Seja evangelizador! Sua missão é no seu condomínio, vila, rua? Seja evangelizador! Seu lugar de missão é no seu ambiente de trabalho, faculdade, escola? Seja evangelizador ! As pessoas estão esperando ser evangelizadas por você. Somos semeadores. Vá, lance a semente, pode até ser que você veja a mudança desta pessoa, mas a sua parte foi feita. 
O mundo precisa de pessoas que falam não de um Jesus 'teórico', mas o Jesus que você experimentou na sua vida. O mundo precisa de pessoas que façam a diferença falando de Deus, mas não de uma força...mas de Jesus que o amou no extremo da cruz.

Para ser evangelizador é preciso conhecer Jesus, buscá-Lo, ter uma amizade com ele. A fé vem do ouvir a Palavra de Deus, mas a melhor forma é com a própia vida. Minha conduta deve transmitir Deus. Somos chamados a ser o Evangelho vivo! Não perca a oportunidade de falar de Deus! E as pessoas vão reconhecer pelo pelo seu amor a Deus que cremos num Deus que vive e está conosco! Seja evangelizador!

Esperamos a volta de Jesus, Deus deseja reconduzir a todos ao bom caminho que é o própio Jesus Cristo. Como os trabalhadores da última hora tinham pressa para que as uvas não estragassem precisamos ter pressa de evangelizar  para que as pessoas não se percam.

Deixe-se transfigurar por Deus, viva a metanoia! Tenha sede de evangelizar! E não se esqueça, você também é missionário.

"No Coração da Igreja minha Mãe serei o amor." Santa Terezinha 

Nenhum comentário:

Curta a página do Grupo Jovem Aliança no Facebook:

Siga o Blog também!

Tags

2012 A favor da vida A Luz tão Imensa que nos Cega a.C. ou d.C. Acampamento de Oração na Comunidade CN aconteceu Acreditar na juventude Adão Advento amigo Ano da fé Ano Novo Aos pés da cruz Ave Basta uma Palavra Batismo Bento XVI Carnaval2012 Castidade catecismo jovem Celebramos neste mês... Céu Chiara Ciencia e fé conexão Confirmação conversão Crisma Crisma 2012 Crismados cura e libertação DEUS Deus nos envia a anunciar dignoeocordeiro.tumblr Dom Orani Dos Sermões de São Lourenço de Brindisi Epfania do Senhor Epifania Espírito Santo Estou com Deus? EU TENHO UM CHAMADO Evangelizando na Internet exorcismo Família Frassati Geração Y Igreja JMJ JMJ-Rio2013 Jovem Aliança - JA Leitura de Hoje LogoJMJ Maio mês de Maria Missão Música No dia-a-dia... Nossa Missão é evangelizar Nossa Senhora O Imenso Amor do Pai o que um sacerdote representa para o homem Oitavas de Natal Oração Papa para impactar esta geração foi que eu nasci Paresia Pe Pio Pecado PHN Pregação/Homilia Quaresma que os santos sejam pessoas que todos sejam um Recomeço Recomeço é Conversão redes sociais Religião Retiros e Eventos Revolução Jesus Rio2013 Sacerdote sacramento SANTIDADE Santo Agostinho Santo do Dia Santo Efrém São Sebastião 2012 São Tomas de Aquino SÉCULO XXI Semana da Unidade dos cristãos Semana Santa Ser Católico Ser Jovem Ser Santo sem deixar de ser Jovem Superstição Testemunho Todos os santos Verdadeiro Sentido do Natal Video vocação WEBTVCN ao vivo Youcat