quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Saudação do anjo

AVE, CHEIA DE GRAÇA

Na Antiguidade, considerava-se um acontecimento muito grande que os anjos aparecessem aos homens, que tinham por inestimável honra prestar-lhes reverência. Por isso também, em louvor de Abraão se escreveu que hospedou anjos em casa, e lhes manifestou reverência (Gn 18:2). Mas nunca se ouviu dizer que um anjo houvesse reverenciado um ser humano até que um Anjo saudou a Bem-aventurada Virgem Maria dizendo reverentemente: “Ave“.

Que na Antiguidade o anjo não tivesse reverenciado o homem, mas sim o contrário, explica-se pelo fato de que o anjo superava o homem em três aspectos:

Primeiro, pela dignidade da sua natureza, que é puramente espiritual, conforme diz o Salmo: “dos ventos fazes os Teus mensageiros“(Sl 103: 4). O homem, porém, é de natureza corruptível, como reconhecia Abraão: “falarei ao meu Senhor, ainda que eu seja pó e cinza“(Gn 18:27). Não era conveniente, portanto, que a criatura puramente espiritual e in- corruptível demonstrasse reverência àquela que é corruptível, a saber, o homem.

Segundo, por sua familiaridade com Deus, pois, sendo seu auxiliar, o anjo Lhe é íntimo, conforme se lê em (Daniel 7:10) : “milhares de milhares O servem, inumeráveis são os que assistem diante d’Ele“. Porém, pelo pecado, o homem se fez como que estranho e exilado de Deus, como o confessava o Salmista: “fugi para longe e permaneci no de- serto” (Sl 54:8). Era conveniente, portanto, que o anjo, que é próximo e familiar ao Rei, fosse reverenciado pelo homem.

Terceiro, o anjo era superior por causa da plenitude do esplendor da graça divina. Com efeito, os anjos participam da luz divina na suma plenitude, conforme se lê no livro de (Jó 25:3) : “porventura têm número as su- as milícias? E sobre quem é que não se levanta a sua luz? ” . Eis porque os anjos sempre aparecem revestidos de luz. Os homens, porém, fazem-no num grau muito menor e com certa obscuridade.


Não era conveniente, portanto, que os anjos prestassem reverência ao homem até que se encontrasse no gênero humano alguém que os superasse nesses três aspectos. Este foi o caso da Bem-aventurada Virgem Maria. Eis porque, para dar a entender que realmente lhe era superior, o Anjo quis manifestar-lhe reverência, dizendo:”Ave“.

Fonte: Comentário à Ave Maria – Santo Tomás de Aquino

Nenhum comentário:

Curta a página do Grupo Jovem Aliança no Facebook:

Siga o Blog também!

Tags

2012 A favor da vida A Luz tão Imensa que nos Cega a.C. ou d.C. Acampamento de Oração na Comunidade CN aconteceu Acreditar na juventude Adão Advento amigo Ano da fé Ano Novo Aos pés da cruz Ave Basta uma Palavra Batismo Bento XVI Carnaval2012 Castidade catecismo jovem Celebramos neste mês... Céu Chiara Ciencia e fé conexão Confirmação conversão Crisma Crisma 2012 Crismados cura e libertação DEUS Deus nos envia a anunciar dignoeocordeiro.tumblr Dom Orani Dos Sermões de São Lourenço de Brindisi Epfania do Senhor Epifania Espírito Santo Estou com Deus? EU TENHO UM CHAMADO Evangelizando na Internet exorcismo Família Frassati Geração Y Igreja JMJ JMJ-Rio2013 Jovem Aliança - JA Leitura de Hoje LogoJMJ Maio mês de Maria Missão Música No dia-a-dia... Nossa Missão é evangelizar Nossa Senhora O Imenso Amor do Pai o que um sacerdote representa para o homem Oitavas de Natal Oração Papa para impactar esta geração foi que eu nasci Paresia Pe Pio Pecado PHN Pregação/Homilia Quaresma que os santos sejam pessoas que todos sejam um Recomeço Recomeço é Conversão redes sociais Religião Retiros e Eventos Revolução Jesus Rio2013 Sacerdote sacramento SANTIDADE Santo Agostinho Santo do Dia Santo Efrém São Sebastião 2012 São Tomas de Aquino SÉCULO XXI Semana da Unidade dos cristãos Semana Santa Ser Católico Ser Jovem Ser Santo sem deixar de ser Jovem Superstição Testemunho Todos os santos Verdadeiro Sentido do Natal Video vocação WEBTVCN ao vivo Youcat