terça-feira, 29 de novembro de 2011

Queridos jovens amigos!
Agradeço as carinhosas palavras que me dirigiram os jovens representantes dos cinco continentes. Com afeto, saúdo a todos vós que estais aqui congregados - jovens da Oceania, Africa, América, Ásia, e Europa- e também a quantos não puderam vir. Sempre vos tenho muito presente e rezo por vós. Deus concedeu-me a graça de vos poder ver, vos ouvir mais de perto e de nos colocarmos juntos à escuta da sua Palavra.

Na leitura que há pouco foi proclamada, ouvimos uma passagem do Evangelho onde se fala de acolher as palavras de Jesus e de as pôr  em prática. Há palavras que servem apenas para entreter, e passam como o vento; outras instruem, sob alguns aspectos, a mente; as palavras de Jesus, ao invés, têm de chegar ao coração, radicar-se nele e modelar a vida inteira. Sem isso, ficam estéreis e tornam-se efêmeras; não nos aproximam d´Ele. E deste modo, Cristo continua distante, como uma voz entre muitas outras que nos rodeiam e às quais estamos habituados. Além disso, o Mestre que fala não aprendeu algo que aprendeu de outros, mas o que Ele mesmo é, o único que conhece verdadeiramente o caminhos do homem para Deus, pois foi Ele que o abriu para nós, que o criou para podermos alcançar a vida autêntica, a vida que sempre vale a pena viver em todas as circunstancias  e que nem mesmo a morte pode destruir. O Evangelho continua explicando estas coisas com a sugestiva imagem de quem constrói sobre a rocha firme, resistente às invetidas das adiversidades, contrariamente a quem edifica sobre a areia. Talvez numa paisagem paradisiaca, poderiamos dizer hoje, mas que se desmorona à primeira rajada de ventos e fica em ruinas.

Queridos jovens, escutai verdadeiramente as palavras do Senhor, para que estejais em vós “espirito e vida” (jo 6 , 36), raízes que alimentam o vosso ser, linhas de conduta que nos assemelham à pessoa de Cristo, sendo pobres de espírito, famintos de justiça, misericordiosos, puros de coração, amantes da paz. Escutai-as frequentemente a cada dia, como se faz com o único Amigo que não engana e com o qual queremos partilhar o caminho da vida. Bem sabeis que, quando não se caminha ao lado de Cristo, que nos guia, extraviamo-nos por sendas, como a dos nossos própios impulsos cegos e egoístas, a das propostas lisonjeiras, mas interesseiras, enganadoras e volúveis, que atrás de si deixam o vazio e a frustração.

Aproveitai estes dias para conhecer melhor a Cristo e inteirar-vos de que, enraizados n´Ele, o vosso entusiasmo e alegria, os vossos anseios de crescer, de chegar ao mais alto, ou seja, a Deus, têm futuro sempre assegurado, porque a vida em plenitude já habita dentro do vosso ser. Fazei-a crescer com a graça divina, generosamente e sem mediocridade, propondo-vos seriamente a meta da santidade. E, perante as nossas fraquezas, que às vezes nos oprimem, contamos também com a misericórdia do Senhor, sempre disposto a dar-nos de novo a mão e que nos oferece o perdão no sacramento da Penitencia.

Edificando-a sobre a rocha firme, a vossa vida será não só segura e estável, mas contribuirá também para projetar a luz de Cristo sobre os vossos coetâneos e toda a humanidade, mostrando uma alternativa válida a tantos que viram a sua vida desmoronar-se, porque os alicerces da sua existencia eram inconcientes: a tantos que se contentaram com seguir as correntes da moda, se refugiaram em opiniões pessoais, em vez de procurar a verdade sem adjetivos.

Sim, há muitos que, julgando-se deuses, pensam que não têm nessecidade de outras raízes nem de outros alicerces para além de si mesmo. Desejariam decidir, por si sós, o que é verdade ou não, o que é bom ou mau, justo ou injusto; decidir que é injusto viver ou pode ser sacrificado nas aras de outras preferências; em cada momento dar um passo à sorte, sem rumo fixo, deixando-se levar pelo impulso de cada instante. Estas tentações estão sempre à espreita. É importante não sucumbir a elas, porque na realidade conduzem a algo tão fútil, como uma existencia sem horizontes, uma liberdade sem Deus. Pelo contrário, sabemos bem que fomos criados livres, à imagem de Deus, precisamente para sermos protagonistas da busca da verdade e do bem, responsáveis pelas nossas ações e não meros executors cegos, colaboradores criativos com a tarefa de cultivar e embelezar a obra da criação. Deus quer um interlecutor responsável, alguém que possa dialogar com Ele e amá-lo. Por Cristo, podemos verdadeiramente consegui-lo, e, radicados n´Ele, damos asas à nossa liberdade. Porventura, não é este o grande motivo de nossa alegria? Não é este um terreno firme para construir a civilização do amor e da vida, capaz de humanizar todo homem?

Queridos amigos, sede prudentes e sábios, edificai as vossas vidas sobre o alicerce firme que é Cristo. Esta sabedoria e prudencia guiará os vossos passos, nada vos fará tremer e, em vosso coração, reinará a paz. Então sereis bem –aventurados, ditosos, e a vossa alegria contagiará os outros. Perguntar-se-ão qual seja o segredo da vossa vida e descobrirão que a rocha que sustenta todo o edifício e sobre a qual assenta toda a vossa existencia é a própia pessoa de Cristo, vosso Amigo, Irmão e Senhor, o Filho de Deus feito homem, que dá consistencia a todo o universo. Ele morreu por nós e ressucitou para que tivéssemos vida, e agora, junto do Trono do Pai, continua vivo e proximo a todos os homens, velando continuamente com amor para cada um de nós.

Confio os frutos desta Jornada Mundial da Juventude a Santissima Virgem, que soube dizer “sim” à vontade de Deus e nos ensina, como ninguém, a fidelidade ao seu divino Filho, que acompanhou até a sua morte na cruz. Meditaremos tudo isto mais pausadamente ao longo das diversas estações da Via-Sacra. Peçamos para que o nosso “sim” de hoje a Cristo seja também, como o dela, um “sim” incondicional à sua amizade, no fim desta Jornada Mundial e durante toda a vossa vida. Muito obrigado!







(Homilia do Papa Bento XVI)

Nenhum comentário:

Curta a página do Grupo Jovem Aliança no Facebook:

Siga o Blog também!

Tags

2012 A favor da vida A Luz tão Imensa que nos Cega a.C. ou d.C. Acampamento de Oração na Comunidade CN aconteceu Acreditar na juventude Adão Advento amigo Ano da fé Ano Novo Aos pés da cruz Ave Basta uma Palavra Batismo Bento XVI Carnaval2012 Castidade catecismo jovem Celebramos neste mês... Céu Chiara Ciencia e fé conexão Confirmação conversão Crisma Crisma 2012 Crismados cura e libertação DEUS Deus nos envia a anunciar dignoeocordeiro.tumblr Dom Orani Dos Sermões de São Lourenço de Brindisi Epfania do Senhor Epifania Espírito Santo Estou com Deus? EU TENHO UM CHAMADO Evangelizando na Internet exorcismo Família Frassati Geração Y Igreja JMJ JMJ-Rio2013 Jovem Aliança - JA Leitura de Hoje LogoJMJ Maio mês de Maria Missão Música No dia-a-dia... Nossa Missão é evangelizar Nossa Senhora O Imenso Amor do Pai o que um sacerdote representa para o homem Oitavas de Natal Oração Papa para impactar esta geração foi que eu nasci Paresia Pe Pio Pecado PHN Pregação/Homilia Quaresma que os santos sejam pessoas que todos sejam um Recomeço Recomeço é Conversão redes sociais Religião Retiros e Eventos Revolução Jesus Rio2013 Sacerdote sacramento SANTIDADE Santo Agostinho Santo do Dia Santo Efrém São Sebastião 2012 São Tomas de Aquino SÉCULO XXI Semana da Unidade dos cristãos Semana Santa Ser Católico Ser Jovem Ser Santo sem deixar de ser Jovem Superstição Testemunho Todos os santos Verdadeiro Sentido do Natal Video vocação WEBTVCN ao vivo Youcat